domingo, 29 de março de 2009

Na unidade 7
Metodologia de projetos

Esta unidade da apostila do curso “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICS ministrado no núcleo de tecnologia educacional da SEDUC/PA.
Faz uma diferenciação entre projetos de aprendizagem e projeto de ensino, como também a elaborar e executar projetos utilizando da computação.
A Metodologia trata das ações de um referente sujeito mediante relações com o meio.
O professor é um dos responsáveis, através de suas metodologias, em transformar informações em aprendizagens e conhecimentos, indo além da mera transmissão de informações.

O que é projeto? Qual a sua função?
O projeto é um planejamento de um trabalho a ser realizado, é a idéia do realizar algo, cabe como função de um projeto elaborar estratégias para solucionar um determinado problema. Faz parte da natureza humana, planejar ações.

Tipologia dos Projetos:
1- Projeto de Intervenção: É um projeto da área educacional para atingir prioritariamente no foco do problema, alterando a organização e a operação do sistema.
2- Projetos de Pesquisa: Projeto que visa obter conhecimentos sobre determinado problema verificando e apurando soluções através de experimentações.
3- Projetos de Desenvolvimento (ou de Produto): São projetos internos de uma sistema buscando inovar em seus produtos e atividades.
4- Projetos de Ensino: São projetos educacionais que visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas. Realizados por professores.
5- Projetos de Aprendizagem ou de Trabalho: São projeto realizados por alunos no âmbito escolar com a finalidade de desenvolver-se em determinados pontos de uma disciplina.

Há necessidade de se aprofundar mais nos tópicos quatro e cinco:

Projeto de Ensino: Na proposta de um projeto dessa natureza, um ou mais professores propõe um respectivo tema, traçam etapas a percorrer envolvendo os alunos como pesquisadores, e o professor age como um coordenador desse processo.
Geralmente são projetos que iniciam de iniciativas externas ao ambiente escolar, envolvendo toda a comunidade escolar, culminando com apresentação dos resultados obtidos nessa pesquisa promovendo conscientização e mudanças.

Projeto de Aprendizagem: Nos projetos de aprendizagem deixa a livre escolha do objeto a ser estudado pelos alunos, partindo da curiosidade.
Mesmo com a grande variedade dos possíveis temas o professor deve agir como um orientador no processo, necessitando de planejamento para cada etapa.

Vantagem de se Trabalhar com Projetos:

O planejamento possibilita um trabalho interdisciplinar, abrangendo relações sociais, propicia enfoques em áreas especiais e prioritárias, promove nos alunos uma construção de um aprendizado abrangente.

Fundamentos da Metodologia de Projetos:

A elaboração e a prática de projetos de aprendizagem têm colaborado de forma significativa no processo de ensino aprendizagem, na relação professor e aluno na busca da tão sonhada aprendizagem significativa.
Na aproximação do objeto estudado, mais contextualizado na vida real.
Os pressupostos fundamentais na metodologia dos projetos são:
a) Número de alunos definidos para cada experiência.
b) Tempo determinado para realização do projeto.
c) Liberdade na escolha dos temas pelos alunos.
d) Sentido de finalidade do projeto para prática na vida real
e) Utilizar dos mais variados recursos disponíveis na comunidade.
f) Socialização dos resultados do projeto, divulgação na comunidade.

As atividades orientadas pela metodologia de projetos, tem como as seguintes características:
Renovar os antigos moldes educacionais, promovendo melhorias no processo de ensino aprendizagem e na relação professor-aluno.

Roteiro para Elaboração de um Projeto:

1 Definição do Tema: De forma interdisciplinar, envolvendo diretamente os alunos nessa etapa.
2 Definição dos Objetivos Gerais: Quais os resultados, para a comunidade escolar, que se almeja obter com o projeto?
3 Definição dos Objetivos Específicos: É o detalhamento dos objetivos, soluções a se buscar.
4 O projeto e a Proposta Pedagógica da Escola: O projeto deve estar de acordo com a proposta pedagógica da escola, mas sem deixar de buscar aperfeiçoá-la.
5 Justificativa: A justificativa deve responder perguntas como Por que é importante fazer o Projeto? Quem se Beneficiará? Prioridade o aluno.
6 Metodologia: São as medidas relacionadas as ações e execuções do projeto. De forma colaborativa, integrada e multidisciplinar.
7 Atividades: São as atividades principais do projeto. Algumas perguntas ajudam a definir esta etapa, como: O quê?, Com que fim? Como? Quando? Onde? Quem? Com oquê?
8 Acompanhamento, Avaliação e disseminação – Como será feita o acompanhamento do projeto: Os professores e organizadores devem definir como serão feitas o acompanhamento e avaliação das etapas do projetos, Como serão medidos os efeitos do projeto? Como será transmitido o que se aprendeu?
9 Definição do título do Projeto: Depois de todas as etapas anteriores deve-se criar um nome para o projeto que desperte o interesse pelo mesmo.

Atividade de Prática 02: Sobre Projetos

1- Em sua opinião qual a importância da utilização de projetos educacionais?
R= A utilização de projetos é extremamente importante para educadores comprometidos com a qualidade do processo educacional, almejando a tão sonhada melhoria da educação brasileira obtendo uma aprendizagem significativa.


2- Estabeleça a diferença entre projeto de ensino e projeto de aprendizagem.
R= O projeto de Ensino é delimitado e dirigido o processo diretamente pelo professor com objetivos definidos para uma determinada disciplina enquanto que o projeto de Aprendizagem o professor coordena o processo com uma pequena distância pois quem decide o que pesquisar são os próprios alunos mediante seus interesses.


3- Qual tipo de projeto que melhor se adequaria a sua prática pedagógica? Por quê?
R= As duas formas de projetos se encaixariam em minha prática pedagógica, Utilizando do Projeto de Ensino para direcionar o assunto em determinado tema desejado e requerido pela minha disciplina, enquanto que o projeto de aprendizagem entraria na busca de reflexões sobre a realidade que nos cerca como a minha disciplina é a geografia se encaixa de forma perfeita nesses anseios da disciplina.












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